Dr. Marco Aurélio revela mitos e verdades sobre o que não te contaram antes da cirurgia plástica

Nos últimos anos, as cirurgias plásticas têm se tornado cada vez mais comuns no cotidiano das pessoas. Mas, ainda existe muito fakenews e mitos, inclusive na internet e ou passado de geração por geração.

Que as técnicas ajudam na autoestima, você já sabia, porém a cirurgia plástica vai além da estética, melhorando autoconfiança e incentivando hábitos saudáveis, como exercícios físicos e cuidados pessoais, abrangendo também aspectos mentais, trazendo uma nova perspectiva de vida para os pacientes de diferentes idades e sexo.
Parece até óbvio, mas antes de iniciar a jornada dessa transformação, é fundamental buscar informações verdadeira e orientação médica especializada de confiança para realizar uma avaliação completa do estado de saúde de cada paciente.

Em relação alguns pontos “que não te contaram” sobre a cirurgia plástica, Dr. Marco Aurélio, cirurgião plástico com mais de 20 anos de experiência na área, fez uma listinha esclarecedora com três principais dúvida:

1-   Lipoaspiração – Não, ela não emagrece. Diferente do que muitos pensam. A técnica é ideal para modelar as curvas do corpo.
 
2-   Menstruação – Muitas mulheres têm medo de realizar cirurgias durante esse período. Dr. Marco quebra esse tabu e destaca que essa condição fisiológica feminina, geralmente, não interfere na operação, mas é de fundamental importância informar o cirurgião e a equipe hospitalar na ocasião da cirurgia.
 
3-   Apliques de cabelo – muito comum em mulheres, onde, em alguns casos, a pessoa que estiver usando aplique terá que removê-lo por conta de determinada cirurgia, mas não em todos os casos. É essencial informar o cirurgião também caso esteja com cílios postiços, lentes de contato e unhas em gel para que sejam removidos antes de ir ao hospital.

4-   Canetas emagracedoras em geral – agora essa informação é verdadeira. É necessário parar a utilização do produto três semanas antes da cirurgia para evitar complicações.

De acordo com Dr. Marco, para procedimentos de médio a grande porte, como abdominoplastias, é fundamental que sua saúde esteja em ótimas condições. Pacientes como hipertensão, diabetes ou doenças da tireoide devem estar sob controle médico adequado para minimizar os riscos durante e após a cirurgia.

“A preparação para uma cirurgia plástica não se resume apenas aos cuidados pré-operatórios. Após o procedimento, seguir as orientações médicas à risca e manter os cuidados pós-operatórios é essencial para uma recuperação segura e saudável”, Guidugli

Sobre o Dr. Marco Aurélio:

Marco Aurélio Guidugli tem um currículo impecável, que reflete a consagração de sua trajetória profissional. Ele é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e formou-se em Medicina na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na cidade de Campinas, interior de São Paulo.

Além disso, realizou sua residência em Cirurgia Geral no Hospital do Mandaqui, em São Paulo, e, na sequência, uma segunda residência especializada em Cirurgia Plástica no Serviço de Cirurgia Plástica Oswaldo Cruz, em São Paulo.