Recém inaugurada, Unidade Armazenadora da Comigo, a maior do Estado de Goiás, executada pela Construtora Fetz e GP Asfalto, é destaque nacional do Agronegócio Brasileiro.
A armazenagem de grãos é uma das principais técnicas que o produtor utiliza para conduzir a produção dos grãos e ter noção daquilo que foi produzido. Além disso, garante a qualidade e a segurança de que aqueles grãos produzidos estarão aptos ao consumo.
Um dos principais benefícios de uma boa armazenagem, é garantir que o grão mantenha todas as suas características, desde a colheita até a distribuição. Para isso, é necessário um cuidado especial para que ocorra um armazenamento de grãos eficaz.
Recentemente, a Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), inaugurou uma nova Unidade Armazenadora localizada em Mineiros (GO).
Com auxílio da GP Asfalto e da Construtora Fetz, foi construída uma estrutura, considerada a maior do Estado de Goiás, com capacidade de armazenamento estático para 3,3 milhões de sacas de grãos, e que será utilizada para soja e milho.
Ambos os produtos, são um dos principais tipos de grãos produzidos no Brasil. Sendo que em 2024, a produção de milho deve alcançar os 116,1 milhões de toneladas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
Segundo informações da Comigo, a unidade, inaugurada em janeiro de 2024, é uma das mais modernas e conta com automatização em todos os processos de recepção e secagem de grãos. A estrutura conta com balanças, sistema de aeração, termometria e dois secadores com capacidade para 150 toneladas por hora, que devem agilizar o processo de chegada dos grãos e reduzir as filas.
Tais desempenhos são essenciais para um melhor cuidado e manejo dos grãos, não afetando no resultado final da produção, e fazendo o que a Armazenagem propõe, que é garantir que o grão mantenha todas as suas características, desde a colheita até a distribuição.
“O produtor vai ter condições, facilidade e agilidade para entregar os grãos na nova unidade. É um investimento bastante expressivo”, ressaltou o presidente do Conselho de Administração da Comigo, Antonio Chavaglia.
Conheça alguns cuidados necessários para uma armazenagem de grãos eficaz no Brasil
1 – Limpeza e secagem
É necessário que antes de serem armazenados, os grãos estejam limpos e secos, ou seja, livre de impurezas, restos culturais e doenças, como fungos, por exemplo.
Já a secagem também é necessária, principalmente se o produto passou por algum processo úmido ou esteve em um ambiente com certa umidade. Para uma boa armazenagem, o ideal é que o milho esteja com a umidade em torno de 12%; e a soja, em 11%.
2 – Termometria
A temperatura nos silos também é essencial. Isso é um dos principais fatores que interferem diretamente na qualidade final do produto. Na Unidade Armazenadora recém inaugurada pela Comigo, estão disponíveis termometria de alta qualidade, garantindo assim que o produto tenha uma excelente qualidade enquanto armazenado e também pós-armazenamento.
3 – Local próprio para armazenagem
Além de todos os detalhes já citados, não podemos esquecer do local próprio para armazenagem do grão. Um silo moderno e com tecnologia, é uma das principais opções. Com isso, a Comigo criou essa nova estrutura.
“Os armazéns são feitos para atender a demanda do associado, que é o principal motivo da cooperativa existir. Temos essa ligação forte com o associado e com o produtor rural e aqueles produtores que não têm armazém, às vezes, têm dificuldade na hora de entregar. Por isso, a cooperativa tem muita capacidade armazenadora”, diz Chavaglia, presidente da Comigo.